
Acabou a dor...
Acabou o sofrimento...
Ingredientes:
-
-
- Sal & pimenta preta
Preparação:
Coloque numa panela os alhos franceses cortados às rodelas (apenas a parte branca), as batatas descascadas e cortadas aos pedaços e o leite. Tempere com sal e leve a cozinhar em lume brando.
Quando verificar que os ingredientes estão bem cozidos triture com a varinha mágica, rectifique o sal e acrescente pimenta preta.
Está pronto a servir!
Nota: depois de triturar os legumes, caso ache que o creme está demasiado espesso, pode acrescentar leite até ficar no ponto que deseja.
…de namoro, de felicidade, de amor, de paixão, de compreensão, de tesão, de alegrias, de gentilezas, de surpresas, de momentos felizes, de apoio mútuo, de amizade, de companheirismo… Enfim, um ano que não me atrevo a esquecer!
Amo-te muito bebé bom…
![]() ![]() | ![]() ![]() |
Ingredientes:
Preparação:
Triturar os filipinos na picadora ou partir aos bocadinhos, mais pequenos ou maiores, conforme o gosto.
Batem-se as natas
Para os mais gulosos podem ainda derreter,
Ingredientes:
Preparação:
Batem-se as gemas com o açúcar até se obter um creme esbranquiçado. De seguida junta-se o coco ralado, o leite, o óleo e a raspa de limão misturando-se tudo muito bem. Depois vai se juntando a farinha a pouco e pouco e o fermento.
Batem-se as claras em castelo que são posteriormente envolvidas no preparado anterior.
Deita-se a massa numa forma untada e polvilhada de farinha que vai a cozer em forno médio.
Quando o bolo estiver cozido, aquece-se uma chávena de leite e rega-se o bolo com o mesmo.
A situação ora denunciada não ocorreu num qualquer país de terceiro mundo... mas neste que se diz nosso. O local? O Canil Municipal de Beja.
Segue um extracto do e-mail que recebi e que descreve as atrocidades praticadas contra aqueles que, ironicamente para eles, são conhecidos como os "melhores amigos do homem". Brilhante forma de retribuir...
“No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim. Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por
Por várias vezes esta situação foi reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por e-mail mas a situação manteve-se.
Sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia. Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação. Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).”
Não sei o que é mais chocante, se o facto de tal barbárie ter ocorrido num país que se pretende desenvolvido, se o facto de haver sido praticado por funcionários de uma entidade cujo objectivo primordial é servir o bem comum (pois...), se o facto de ter sido levado a cabo por uma médica veterinária! Não haverá na medicina veterinária algo semelhante ao juramento de Hipócrates? Ou que pelo menos comprometa quem a pratique a salvaguardar a saúde e qualidade de vida daqueles que se propõe ajudar?
Ajudem a divulgar e a pedir responsabilidades para evitar que situações como esta se venham a repetir: geral@cm-beja.pt.
O Correio da Manhã, na sua edição de dia 11 de Maio, divulga os acontecimentos.
Sobre a chacina no canil municipal, pode ouvir aqui as declarações do Presidente da Câmara.
Recorde-se que, em 23 de Abril, o Grupo Municipal do PSD apresentou um requerimento para esclarecimento desta situação. Por isso, em 8 de Maio, não se pode argumentar com desconhecimento do que se passou.
Ingredientes:
Preparação:
Numa panela deitar azeite de modo a cobrir o fundo, o louro e deixar aquecer. De seguida coloca-se o frango na panela, cortado em pedaços pequenos e desprovidos da pele e deixa-se alourar. O frango deve ser previamente temperado com sal, pimenta, alho e limão,
Quando todos os pedaços de frango estiverem bem douradinhos acrescenta-se a lata de tomate triturado, tempera-se de sal e deixa-se cozinhar, em lume branco, até o frango estar bem macio.
Assim que verificar que o frango está praticamente cozinhado junta-se
Ingredientes
Para a gelatina
Para a Mousse
Preparação
Gelatina
Ferva 400 ml da água e depois despeje uma embalagem de gelatina. Mexa para dissolver e leve ao frigorífico numa forma de alumínio, com furo no centro (
Mousse
Bata no liquidificador o leite condensado e o pacote de natas. Em separado, prepare as 2 embalagens de gelatina, colocando a água a ferver e dissolvendo a gelatina. Ainda quente, vá colocando no liquidificador junto com o creme. Deixe bater por mais ou menos 1 minuto. Despeje sobre as gelatinas com os pêssegos já endurecidos. Leve ao frigorífico, no mínimo, durante 8 horas. Para desenformar, coloque a forma em água quente rapidamente e vire no prato. Volte a colocar no frigorífico para ficar bem firme.
Ingredientes:
Preparação:
Coze-se a massa, em água temperada com sal, até ficar al dente.
Depois de cozida e escorrida, coloca-se a massa numa panela com uma noz de manteiga. De seguida juntam-se as aparas de charcutaria, as salsichas às rodelas, a lata de cogumelos, o queijo ralado, os ovos batidos e as natas. Tempera-se de sal e pimenta e vai a cozinhar, em lume brando, até verificar que os ovos estão cozidos.
Notas:
- a quantidade de ovos e natas vai depender da quantidade de massa que fizer;
- a esta massa pode-se acrescentar os ingredientes que se quiser, para além dos indicados: frango, restos de carne assada, atum, camarão, etc.
Ingredientes:
Preparação:
Dissolva as 4 folhas de gelatina num pouco de leite morno.
Lave muito bem os morangos em água corrente. Passe-os pelo passe-vite ou triture-os com a varinha, junte o açúcar e a gelatina dissolvida. Reserve.
Por fim bata as natas e envolva-as ao preparado anterior.
Leve ao frigorífico e sirva bem fresco.
Ingredientes:
Para a massa
Para o recheio
Preparação:
Coloque a farinha e o sal numa tigela grande. Num recipiente mais pequeno misture o fermento com um pouco de água morna. Mexa bem e reserve até ficar espumoso. Acrescente o fermento líquido à farinha, juntamente com o azeite e a restante água. Misture bem até conseguir uma massa macia. Sove-a numa superfície enfarinhada durante cerca de 10 minutos. Depois coloque a massa numa tigela, cubra e deixe levedar até dobrar de volume.
Depois de levedada, estenda a massa e coloque-a num tabuleiro de ir ao forno, previamente untado com azeite. Cubra a massa com polpa de tomate. Distribua, por cima, as rodelas de chourição, o frango desfiado, os cogumelos laminados e o fiambre. No final espalhe o queijo mozzarela. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º, durante
Ingredientes:
Preparação:
Numa tigela batem-se os ovos com uma pitada de sal. De seguida acrescenta-se o leite. Depois de bem misturado junta-se a farinha com fermento e envolve-se com cuidado. Por fim acrescenta-se a cenoura ralada e a salsa picada.
Unta-se uma forma de bolo inglês e deita-se metade da massa na mesma. Por cima da massa colocam-se fatias de chouriço, o frango desfiado, o fiambre e finaliza-se com as fatias de queijo. Por fim cobre-se com a restante massa.
Vai ao forno, pré-aquecido a 180º, durante aproximadamente 50 minutos.
Nota: a chávena a utilizar é almoçadeira