segunda-feira, 21 de maio de 2007

Denúncia



A situação ora denunciada não ocorreu num qualquer país de terceiro mundo... mas neste que se diz nosso. O local? O Canil Municipal de Beja.

Segue um extracto do e-mail que recebi e que descreve as atrocidades praticadas contra aqueles que, ironicamente para eles, são conhecidos como os "melhores amigos do homem". Brilhante forma de retribuir...


“No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim. Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80 cm. Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior do que vários interiores). Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.

Por várias vezes esta situação foi reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por e-mail mas a situação manteve-se.

Sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia. Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação. Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).”


Não sei o que é mais chocante, se o facto de tal barbárie ter ocorrido num país que se pretende desenvolvido, se o facto de haver sido praticado por funcionários de uma entidade cujo objectivo primordial é servir o bem comum (pois...), se o facto de ter sido levado a cabo por uma médica veterinária! Não haverá na medicina veterinária algo semelhante ao juramento de Hipócrates? Ou que pelo menos comprometa quem a pratique a salvaguardar a saúde e qualidade de vida daqueles que se propõe ajudar?

Ajudem a divulgar e a pedir responsabilidades para evitar que situações como esta se venham a repetir: geral@cm-beja.pt.

O Correio da Manhã, na sua edição de dia 11 de Maio, divulga os acontecimentos.

Sobre a chacina no canil municipal, pode ouvir aqui as declarações do Presidente da Câmara.





Recorde-se que, em 23 de Abril, o Grupo Municipal do PSD apresentou um requerimento para esclarecimento desta situação. Por isso, em 8 de Maio, não se pode argumentar com desconhecimento do que se passou.


4 comentários:

Cláudia A. disse...

Triste e inadmissível!!

Elvira disse...

De facto, é intolerável. Horrível!

Sou a dona - feliz - de 3 cães e de 10 gatos (felizmente, vivo no campo). Dois dos meus cães, recolhi-os porque tinham sido abandonados porcamente pelos donos.

Temos de adoptar um comportamente mais civilizado senão não vamos a lado nenhum.

Que tristeza!

Joaninha disse...

:-((((((. Eu preocupada com uma vizinha que tem 3 cães de raça grande fechados 24 h por dia num espaço de 9m2 e coisas ainda piores a acontecer... :-(
Como devem saber pelo meu blog tenho um cachorro de 5 meses chamado Haruki. O Haruki foi abandonado com dias no canil com a sua mãe de um ano (uma husky abandonada em estado lamentável, supostamente por ter engravidado) e mais 3 irmãos, mas felizmente todos tiveram um final feliz. Felizmente ainda há pessoas que se preocupam com o que é realmente importante na vida... Infelizmente não houve tempo para salvar estas lindas criaturas da maldade humana. Fico triste e muito revoltada.:-(((

Kelly disse...

horrível....
Essa "veterinária" precisava que lhe fizessem o mesmo....